O perdão... sabes perdoar?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: O perdão... sabes perdoar?

Mensagem por Palavra de Condão em Sab Dez 27, 2008 6:32 pm

isso é verdade Iris... o perdão é algo em que todos temos ainda muito que trabalhar...
abraço e obrigada pelos contributos!
Yasmin

Palavra de Condão
Admin

Feminino
Número de Mensagens : 652
Idade : 36
Data de inscrição : 19/02/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O perdão... sabes perdoar?

Mensagem por Iris em Sab Dez 27, 2008 5:31 pm

É claro perdoar é uma coisa, esquecer é bem difierente, é talvez mais difícil do que perdoar....perdoa-mos porque gostamos das pessoas, mas esquecer, passar um pano é muito, muito complicado, todos cometemos erros e por isso acabamos todos por dizer: perdou-te! mas será verdadeiro? Será que na primeira oportunidade não vem ao de cima? se calhar o perdão efectivo, real e honesto e muito dificil.... Idea

Iris

Feminino
Número de Mensagens : 22
Idade : 47
Localização : vila nova gaia
Data de inscrição : 07/12/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O perdão... sabes perdoar?

Mensagem por Palavra de Condão em Qua Out 08, 2008 5:45 am

A ARTE DE PERDOAR





Por Antônio Roberto

Em todos os caminhos de crescimento humano, tanto psicológico quanto espiritual, uma ênfase especial é dada à questão da mágoa. Não só pelo sofrimento que ela produz, mas também pelo transtorno que provoca nos relacionamentos.

Qualquer que seja o nome que damos a esse sentimento seja mágoa, rancor, ressentimento ou vingança, ele se caracteriza pela amargura na alma, uma sensação de injustiça a partir do mal que alguém nos fez.
Alem da dor, o componente fundamental da mágoa é a sua permanência. É uma incapacidade de parar de sofrer, mesmo com o passar do tempo. É como é impossível levar nossas vidas sem sermos machucados pelas outras pessoas, de vez em quando, tendo em vista a imperfeição da natureza humana, corremos o risco de acumular feridas e nos tornarmos pessoas amargas, desiludidas e sofredoras.

A mágoa é uma forma de guardarmos para depois coisas que não queremos resolver na hora. Uma das características da vida é que ela só pode ser vivida no presente. O passado e o futuro, apesar de existirem na nossa cabeça, não têm existência real. Seria uma grande tolice imaginarmos que podemos respirar para amanhã, que podemos viver o ontem. O natural é que as coisas sejam vividas, mesmo as ruins, no momento em que elas ocorrem.

O sentimento de raiva, que é natural, tem o objetivo de nos ajudar a resolver nossos problemas, incluindo as ofensas, traições ou quaisquer outros atos que as pessoas produzam. Quando somos inibidos na nossa raiva, quando temos medo de expressá-la, ela esfria dentro de cada um de nós e se transforma em mágoa.

Mágoa é toda a raiva que ficou para depois. É a raiva dentro da geladeira. É o medo de resolvermos nossos conflitos com outras pessoas no momento em que aparecem.

Guimarães Rosa define, magistralmente, a mágoa no seu livro Grande Sertão Veredas: “Mágoa é lamber frio o que o outro cozinhou quente demais para nós”.

A pessoa rancorosa apresenta as seguintes dificuldades: aceitar a imperfeição humana, idealizando uma realidade onde as pessoas nunca falhem com ela; expressar a raiva na colocação clara do seu desagrado diante do outro: viver o momento presente, sendo extremamente apegada ao passado.

Por isso, quem guarda mágoa, em geral, é também um saudosista e culposo, características dos que vivem no passado. Uma vez, porém, instalada a mágoa, só nos resta uma saída: o perdão. Se a mágoa nos envenena e machuca, o perdão nos alivia e cura.

Pode-se medir a sanidade psicológica de alguém por sua capacidade de perdoar. O perdão é a ponte que nos faz sair da depressão para a alegria: “Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos aqueles que nos têm ofendido”.

Por que tanta dificuldade em perdoar? Porque há equívocos em torno do perdão que dificultam o exercício dele.

Primeiramente há uma crença falsa de que o beneficiário do perdão é a pessoa que nos ofendeu. O perdão é algo bom para quem perdoa. Perdoar é ficar livre da dor causada pelo outro. É ficar livre daqueles que nos magoaram. É um presente dado a mim mesmo.

Em segundo lugar, há uma idéia igualmente falsa de que, ao perdoarmos, devemos esquecer o mal que nos fizeram e voltar a ter com a pessoa o mesmo relacionamento de antes. Perdoar não é esquecer. É apenas parar de sofrer.

“Devemos, porém, aprender com a experiência e podemos, a partir daí, escolher qual relacionamento teremos com o ofensor”. Perdoar não significa fazer de conta que nada aconteceu. Pelo contrário, temos de levar em conta a experiência, revendo a relação, e por isso mesmo, nos livrando do sofrimento.

Perdoar os outros é o presente que oferecemos a nós mesmos.

Chega de carregar na alma as ofensas e os que nos ofenderam.

Palavra de Condão
Admin

Feminino
Número de Mensagens : 652
Idade : 36
Data de inscrição : 19/02/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

O perdão... sabes perdoar?

Mensagem por Palavra de Condão em Ter Out 07, 2008 7:27 am

recebi por email, não sei quem o escreveu, mas certamente alguém que faz por se melhorar e para isso reflecte sobre esta "grande questão" da vida, curiosamente "pequena" para a maioria de nós que olhamos apenas o nosso umbigo...

Vocês sabem perdoar?

Todos nós cometemos erros, afinal, não somos perfeitos. Alguns de nós somos humildes o bastante para reconhecer os nossos erros, arrependermo-nos e pedir que o outro nos perdoe.

Na maioria das vezes, as pessoas não perdoam de verdade, acabam por dizer que não foi nada, que está tudo bem, mas na primeira oportunidade, atiram esse erro já cometido igualmente perdoado na vossa cara.

Agora, eu pergunto:?

Para quê dizer que Perdoaram se não Perdoaram?

Se for para fazer isso, é melhor então não perdoar. Se for para ficar a atirar á cara o erro cometido pelo outro e, que vocês perdoaram por livre e espontânea vontade, é melhor falar a verdade. Se vocês tem mania de ficar guardando tudo de ruim que as pessoas lhes fazem, infelizmente, vocês serão um poço de vibrações negativas, as pessoas vão começar a afastar-se de vocês, afinal, quem é que suporta ficar sendo acusado toda hora?

Portanto, aprendam a perdoar ou assumam que não conseguem perdoar, pois, provavelmente é uma deficiência que vocês tem que, aliás, só faz mal para vocês mesmo…

Lembrem-se, ninguém é perfeito e insuscetível ao cometimento de erros, sendo assim, vocês, que não sabem perdoar por julgarem-se perfeitos ou melhor que os outros, uma hora vão errar também.

Palavra de Condão
Admin

Feminino
Número de Mensagens : 652
Idade : 36
Data de inscrição : 19/02/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O perdão... sabes perdoar?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum