Os chás e suas propriedades

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Os chás e suas propriedades

Mensagem por Sam em Dom Jul 20, 2008 2:10 am

 SISTEMA DIGESTIVO
o Diminuição da secreção de ácido clorídrico e pepsina: Espinheira Santa, guaçatonga, zedoária e mil em ramas.
o Proteção da mucosa gástrica: Alcaçuz, malva, espinheira santa, tanchagem.
o Diminuição de dor com analgésicos e espasmolítico: Camomila, melissa, macela, sálvia, hortelã.
o Carminativo (contra gases) – Funcho, erva doce, zedoária.
o Digestivo: gengibre, pimentas em geral (utilizar com muita moderação), limão, carqueja.
- Tomar o chá das plantas após cada refeição. Utilizar uma colher de chá rasa da planta seca para cada xícara de chá. Tomar de 2 a 4 xícaras por dia.

 SISTEMA NERVOSO

o Lembrando que se os chás calmantes forem tomados durante o dia a pessoa pode ficar sonolenta e se esta dormir durante o dia poderá ficar sem sono à noite. Assim, devem ser utilizados no caso de nervosismo ou no início da noite para auxiliar o sono. Também podem apresentar o efeito hipotensor.
o Cuidado ao utilizar chás estimulantes com pessoas hipertensas, pois estes chás podem elevar a pressão. Evitar tomar esses chás após o fim da tarde, pois a pessoa pode ter problemas de insônia. O ideal é que sejam tomados de manhã e após o almoço.
 Alfazema - tem efeito mais harmonizador, é tônico dos nervos, calmante, indutora do sono, estimulante do cérebro. Tem efeito depressor do SNC. – Infuso ou decoco de 1 colher de sopa da planta seca por litro.
 Erva Cidreira/ Capim Limão – calmante, sedativa, hipotensora. – Infusão de 25 a 50g por litro de água. 1 a 3 xic por dia.
 Valeriana – Antidepressiva, sedativa, antiepilética, tônica. Indicada para distúrbios nervosos, inquietação e tensão. – Decoco de 1 colher de chá das raízes para ½ litro de água. 1 a 3 xíc por dia.
 Alecrim - Tônico cerebral e digestivo, excitante, antidepressivo. Tônico do Sistema Nervoso Central. – Infusão de 1 colher de café da planta seca por ½ litro de chá. Tomar 1 xíc a cada 6h.
 Hipérico – Antidepressivo, calmante, alivia estresse, anti irritante. – Infusão de 2 a 4g da planta seca para 2 xícaras de chá. Tomar por 4 a 6 semanas.

Outros estimulantes: Gengibre, Chá verde, Mate, Fáfia.
Outros calmantes: melissa, erva doce, maracujá.

 Tônico estimulante:
o Macerar (pilar) 100g de alecrim seco com 100g de canela em pau. Colocar em 1L de vinho tinto e deixar repousando 15 dias. Coar e acrescentar mel a gosto. Tomar 1 cálice 1x por dia no início do dia e/ou após o almoço.

 PACIENTES COM CÂNCER

Tomar uma cápsula de fáfia de manhã em jejum;
1 cápsula de cogumelo do sol 3x por dia
2 xícaras de chá de açafrão (cúrcuma) por dia
Manter o tratamento por até dois meses e suspender por 10 dias. Pode ser feito várias vezes. Esse tratamento fortalece o organismo como um todo, principalmente o sistema imunológico.
 Tratamento de Quimioterapia
Fazer uma infusão com:
Espinheira Santa, guaçatonga, erva de bugre e ypê roxo.
Colocar uma colher de sopa rasa de cada erva para 500 ml de água.
Tomar esse chá 3 dias antes, durante e 3 dias depois da quimioterapia.
Ele terá o efeito de diminuir os efeitos colaterais do processo químico.



 CHÁS INDICADOS PARA BAIXAR O NÍVEL DE COLESTEROL DO SANGUE E MELHORAR A CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA.

o Dente de Leão - Abaixa o nível de triglicerídeos e de ácido úrico. Usar a folha e a raiz. Usar 1 colher de chá da planta seca picada ou o dobro da verde para 1 xícara, 3x ao dia.

o Alcahofra - Tem flavonóides que fortalece as artérias, taninos que faz uma limpeza no organismo por ser depurativa e cinarina que aumenta a secreção de bile. Reduz o colesterol e a uréia do sangue e promove um emagrecimento lento. Usar 1 colher de chá da planta seca picada ou o dobro da verde para 1 xícara, 3x ao dia.

o Ginko Biloba- Facilita a circulação, é vasodilatadora, abaixa um pouco a pressão. Melhora a circulação periférica, a memória e o raciocínio. Usar 1 colher de sopa para 1 litro de água. Tomar somente 1 xícara por dia.

o Centelha asiática - Promove a renovação da células e ativa a circulação periférica, ajudando a desinchar a periferia do corpo. Tomar 1 cápsula 1x por dia ou tintura 5 gotas 3x por dia.

o Castanha da Índia- Diurética, ativa a circulação periférica, é antiinflamatória, tonifica os vasos sanguíneos. Deve ser tomada na forma de extrato (tintura) ou cápsulas.

 CHÁ EMAGRECEDOR

o Dente de leão
o Hibisco
o Chá verde
o Alcachofra
o Chapéu de coro
Comprar a mesma quantidade de planta seca de cada um;
Selecionar e retirar galhos que possam estar junto;
Juntar todos e misturar bem;
Usar uma colher de sobremesa/ xícara de chá;
Quase ferver a água e despejar em um recipiente sobre as ervas.
Abafar de 10 a 15 minutos.
Tomar 3 xícaras por dia entre as refeições.

Lembrando que esse chá é forte e acelera o metabolismo. Não deve ser usado por quem tem pressão alta e/ou problemas cardíacos.
Pode ser usado por 40 dias sem interrupção.
Não se deve aumentar a dose, se quiser tomar mais chá pode-se fazer somente o chá verde e toma-lo até 1 litro por dia, mas não todo dia.

 CHÁS PARA DIABETES

o Insulina - Hipoglicemiante, antidiabética. Usar as folhas. Infusão de 1 colher de sopa da planta seca para ½ litro de água. 3 xícaras por dia

o Pata de vaca - Diurética, antidiabética, tônica renal, depurativa, hipoglicemiante. Usar a casca dos ramos, folhas e/ou flor. Infusão de 2 colheres de sopa por litro de água. 3 a 4 xícaras por dia. Tomar morno. Esse chá deve ser consumido de 40 dias a 3 meses. Seu efeito maior acontece somente próximo aos 40 dias, mas é muito significante.

o Yacon - Antidiabética. O chá concentrado de suas folhas e flores pode ser usado como adoçante. Essa planta contém frutanos que são açucares absorvidos pelas células sem a presença de insulina, proporcionando uma maior disposição e saúde às células que ficam fatigadas pela deficiente absorção de glicose pela deficiência de insulina. A batata pode ser comida crua, grelhada ou até assada. Usar a batata, as folhas e/ou flores. 1 colher de sobremesa das folhas e/ou flores para 1 xícara de chá. Tomar 3 xícaras por dia.

o Folha da fortuna- Diurética, depurativa, antidiabética, renal (ajuda a eliminar cálculos). Usar as folhas frescas. Infusão 1 colher de sopa da planta para ½ litro de água.

o Melão de São Caetano - Hipoglicêmico (folhas), antidiabética. Usar os frutos, hastes, folhas e/ou sementes. Infusão de 10g das folhas secas por litro de água. Tomar 3 xícaras por dia.

o Quebra pedras- Hepatoprotetora, diurética, hipoglicemiante. Usar as folhas. Decocção: 10g da planta seca para 1 litro de água. Colocar a planta na água fria; assim que ferver desligar e abafar por 10 min. Tomar 2 a 3 xícaras por dia.

o Bardana - Hipoglicemiante, diurética e hepatoprotetora. Pode ser utilizada as flores e folhas secas. A raiz é de grande poder nutricional além de ser depurativa, ajudando na limpeza do organismo. Ela pode ser cortada em lascas e cozinhada na água até que amoleça. Temperar com sal e come-la junto com as refeições. Decocção: 3 a 10g da planta seca para 1 xícara de água. Colocar a planta na água fria; assim que ferver desligar e abafar por 10 min. Tomar 2 a 3 xícaras por dia.

Algumas indicações devem ser observadas. Pela dificuldade de absorção da glicose pelas células pela falta de insulina elas ficam fatigadas e mal nutridas. Deve-se sempre comer algo a cada 2 horas (pouco), para que o organismo tenha tempo de absorver o que precisa. Nunca comer em grandes quantidades nem ficar muito tempo sem se alimentar.
Exercício físico é imprescindível para melhorar as funções do organismo e principalmente a circulação. No início a pessoa pode se sentir fatigada muito rápido, mas com persistência o organismo se regula e uma maior quantidade de energia se fará presente tanto na hora dos exercícios como em todo o resto do tempo.
Ioga é uma prática que ajuda muito a melhorar as funções do organismo em geral e principalmente a regulação hormonal. O diabetes sobrecarrega os rins, logo deve-se observar a ingesta de líquidos, preferindo se tomar pequenas quantidades de água e outros líquidos espaçadamente durante o dia.
O equilíbrio e a qualidade alimentar são essenciais. Não se deve comer nada refinado, pois a rápida absorção dos carboidratos e açúcares pelo organismo eleva o nível de glicose no sangue rapidamente, sem dar tempo ao organismo de ter o suporte de glicose necessário. Isso prejudica a função renal e faz com que o organismo transforme o excesso de glicose na forma de gorduras. Os alimentos integrais são absorvidos mais lentamente pelo organismo, dando tempo para que a insulina presente realize seu papel e o corpo como um todo metabolize o alimento ingerido.

 SISTEMA URINÁRIO

o Quebra Pedra – Diurética, dilata os ureteres facilitando a saída de cálculos renais, antibactericida. – Infusão de 20 a 30g da planta seca por litro de água. Tomar 2 xícaras por dia.
o Pariparoba (raízes)– Analgésica, diurética, antiséptica. Lava a bexiga protegendo e tratando de cistites, evita a formação de cálculos renais. Decoco das raízes. 1 colher de chá para cada 2 xícaras. Tomar 2 a 3 xíc por dia.
o Assa Peixe – Diurética, dissolve os cálculos renais. Decoco por 10 minutos de 6 folhas picadas em 1 litro de água.
o Cavalinha (sem os esporângios da planta) – Muito diurética, trata afecções renais, é remineralizante. Decocção de 9 a 15g da planta por xícara. No caso de infecções renais ou urinária, tomar por pelo menos 15 dias.

 SISTEMA RESPIRATÓRIO

o Malva e Tansagem – Antiinflamatório, protege as vias respiratórias e digestivas.
o Capuchinha – A planta tem grande concentração de Vit. C, é depurativa, antibiótica, expectorante. Pode ser consumida em saladas, sucos, xaropes, chás.
o Guaco – Expectorante, broncodilatador, antiséptico das vias respiratórias. Combate a tosse, asma, bronquite, rouquidão. – Infusão de 2 xícaras de café da planta verde para ½ litro de água. Tomar 4 xíc por dia.
o Poejo e Agrião – expectorante, acalma a tosse.
o Eucalipto- broncodilatador e expectorante.
o Mastruço – antiinflamatório e expectorante.

Sam

Feminino
Número de Mensagens: 170
Idade: 33
Localização: Algarve
Data de inscrição: 19/02/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum