Ayurveda

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ayurveda

Mensagem por Palavra de Condão em Qua Jul 16, 2008 8:52 am



Ayurveda é o nome dado à ciência médica desenvolvida na Índia há cerca de 5 mil anos, o que faz dele um dos mais antigos sistemas medicinais da humanidade. Ayurveda significa, em sânscrito, Ciência (veda) da vida (ayur). Continua a ser praticada regularmente na Índia e tem se difundido por todo o mundo como uma técnica respeitada de medicina tradicional.

A medicina ayurvédica é conhecida como a mãe da medicina, pois seus princípios e estudos foram a base para, posteriormente, o desenvolvimento da medicina tradicional chinesa, árabe, romana e grega. Houve um intercâmbio de informações com o Japão, que tinha a mesma necessidade dos indianos: criar uma medicina barata para atender às suas populações muito pobres e gigantescas, por essa razão existe muito da medicina japonesa nos conceitos de ayurvédica. As duas desenvolveram técnicas muito eficientes e de baixo custo para o tratamento.

A doença, para a Ayurveda, é muito mais que a manifestação de sintomas desagradáveis ou perigosos à manutenção da vida. A Ayurveda, como ciência integral, considera que a doença inicia-se muito antes de chegar à fase em que ela finalmente pode ser percebida. Assim, pequenos desequilíbrios tendem a aumentar com o passar do tempo, se não forem corrigidos, originando a enfermidade muito antes de podermos percebê-la.

Wikipédia

Ayurveda significa conhecimento da vida (ayur=vida, veda=ciência ou conhecimento). É a ciência da saúde mais antiga da humanidade possuindo mais de 5000 anos de existência.

A medicina Ayurvédica é parte da ciência védica e utiliza na sua abordagem terapêutica plantas medicinais, dieta, exercícios físicos, meditação, yoga, astrologia hindu, massagem, aromaterapia, gemoterapia (tratamento com metais e gemas), cirurgia e psicologia.

O Ayurveda afirma que existem 3 humores biológicos no nosso corpo, chamados de Doshas: Vata que possui o elemento ar predominante, Pitta onde o elemento fogo é o principal e Kapha caracterizado pelo elemento água. Vata é como o vento ou o ar em movimento; é seco, leve, sutil e agitado. Pitta é semelhante ao fogo, caracteriza-se por ser quente, oleoso e leve. Kapha é como a água: úmido, frio, pesado e frio.

Na visão ayurvédica um excesso ou deficiência destas características descritas acima indica um desequilíbrio no Dosha (humor biológico) correspondente, o que gera alterações patológicas no corpo físico.

Assim, Vata em desequilíbrio leva ao emagrecimento, debilidade, aversão ao frio, tremores, constipação, alterações no sistema nervoso, tonteira, colite, formação de gases e reumatismo. Pitta em desarmonia produz olhos e pele amarelados, fome em excesso, sede aumentada, febre, sensação de calor corporal, inflamações, infecções, azia e queimações. Kapha alterado gera fraqueza do sistema digestivo, palidez, calafrios, tosse com formação de mucosidades nos pulmões, sonolência, obesidade, hipoatividade das funções orgânicas e preguiça.

Segundo a literatura hindu a medicina Ayurvédica possui 8 ramos principais:

Medicina interna ou clinica geral
Pediatria
Psiquiatria
Doenças da cabeça e pescoço
(neste ramo estão incluídos: otorrinolaringologia, oftalmologia e odontologia)
Cirurgia
Toxicologia
Rejuvenescimento* e geriatria
Afrodisíacos*, neste capitulo estão incluídas a impotência e a infertilidade

* As ciências dos afrodisíacos e do rejuvenescimento lidam
com a prevenção das doenças e a promoção da saúde dos indivíduos sadios.

A cosmetologia Ayurvédica, capitulo da ciência do rejuvenescimento, faz uso de produtos naturais a base de plantas medicinais com o objetivo de melhorar o brilho da pele e suavizar as rugas para isto a massagem ayurvédica é largamente empregada na Índia.

O Brasil possui uma flora riquíssima com cerca de cem mil espécies vegetais, destas em torno de duas mil são usadas para fins medicinais. Segundo o médico indiano Dr. Chowdhury Gullapalli, que possui mais de 40 anos de experiência com Ayurveda, cerca de 80% das plantas medicinais utilizadas no sul da Índia existem no nosso país e podem ser empregadas na visão da tradição Ayurvédica.

O ser humano deve seguir um estilo de vida saudável que de acordo com a medicina Ayurvédica leva a uma mente tranqüila e um espírito harmonioso.

Na ciência védica é muito importante que a pessoa tenha uma vida guiada pela sabedoria, que irá proporcionar um bem-estar em todos os níveis do individuo, físico, psico-emocional, social e espiritual, que é o objetivo final do Ayurveda.

http://www.ayurveda.com.br/

AYURVEDA
União de ciência e filosofia, a Ayurveda, que significa "conhecimento da vida", é um conjunto de procedimentos capaz de manter o nosso equilíbrio e a nossa saúde. A medicina Ayurvédica é o sistema tradicional adotado na Índia e no Sri Lanka. É composta por desintoxicação, dieta, exercícios, ervas e técnicas para melhorar a saúde mental e emocional. A massagem Ayurvédica, por exemplo, utiliza óleos e pós especiais para atingir os objetivos de manutenção da saúde.

As técnicas Ayurvédicas enxergam cada caso como único. O que representa a cura para um indivíduo pode significar uma agressão a outro, daí a distinção no diagnóstico, tratamento e manutenção da saúde para cada paciente.

Indicação: A Ayurvédica mostra-se muito eficaz na harmonização física, mental e emocional. Problemas emocionais, muitas vezes reprimidos, causam reflexos em nossa saúde que podem ser amenizados.

A Ayurvédica também mostra excelentes resultados no tratamento de problemas relacionados a edemas, circulação, respiração, digestão, fadiga e outros. Normalmente, quem recebe sessões de massagem Ayurvédica vivencia uma sensação de bem estar, tranqüilidade e maior ânimo.

Na realidade, por se tratar de uma ciência com fundos filosóficos que vê o homem como um todo, composto por corpo, mente e espírito; a prática Ayurvédica é eficaz na manutenção da saúde e da melhor qualidade de vida.

Método: O objetivo principal da Ayurvédica é manter - ou restabelecer - o equilíbrio entre os três Doshas. Quando os Doshas estão em equilíbrio, vivemos saudáveis, sem problemas de nenhuma ordem. Quando entram em desequilíbrio, ficamos vulneráveis a problemas de ordem física, mental e emocional. Assim, a Ayurvédica, sob todas as suas formas - medicina, massagem, dieta, etc. - oferece os meios necessários para a manutenção do equilíbrio dos Doshas.

Fonte: desconhecida

Palavra de Condão
Admin

Feminino
Número de Mensagens : 652
Idade : 36
Data de inscrição : 19/02/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum