Stress

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Stress

Mensagem por Palavra de Condão em Sex Jun 27, 2008 8:23 am

Stress



O termo stress vem do inglês e significa : pressão, esforço.

O stress é a reacção típica de adaptação do corpo a uma situação nova de mudança genérica física ou psíquica. É um mecanismo normal, necessário e benéfico ao organismo, pois faz com que a pessoa fique atenta e sensível diante de situações de perigo ou de dificuldade e mesmo em situações consideradas positivas e benéficas.

È a preparação normal do corpo para a reacção de “fight or flight”, isto é:“ lutar ou fugir”. Quando o corpo está sob stress, a mente manda sinais ao coração para aumentar os batimentos e preparar o corpo para a luta. Da mesma forma podemos mentalizar um relaxamento para diminuir o ritmo cardíaco e diminuir as reacções ao stress.

O ser humano segue os seguintes ciclos: relaxamento, estado de alerta, tensão e reacção à situação de alerta.
O stress tem níveis diferentes e pode agir negativamente ou positivamente dependendo dos níveis. É negativo manter-se muito numa mesma fase.

Torna-se prejudicial quando o estado de tensão física e mental é em excesso e sobrecarrega o organismo a cansaços intensos.

A psicologia reconhece três principais factores stressantes :

1- Biológicos (doenças crónicas invalidantes, condições ambientais extremas);
2-Psicossociais (competitividade exagerada, sentimento de inadequação);
3. Psicológicos individuais (luto, baixa autonomia, expectativas frustradas) .

Como é influenciado pelos nossos pensamentos, cada pessoa diante de uma situação de stress reage com pensamentos próprios, emoções e comportamentos diferentes.
O stress pode se agravar pelos próprios estímulos internos.

O objectivo não é eliminar o stress pois em doses adequadas é positivo, mas aprender a lidar com ele.

É no trabalho que somos solicitados a mostrar nosso desempenho e frequentemente o trabalho está na origem de variadas situações de stress, devido às exigências do chefe, dos colegas, do ambiente, da carreira, do medo de perder o emprego, etc.

Ainda mais grave do que o stress no trabalho é o stress pela falta de trabalho

Para combater e aliviar o stress podemos fazer determinadas actividades simples como ouvir ou repetir sons ou palavras monótonas e aparentemente sem sentido que provocam um relaxamento físico e mental, desviam a nossa mente do problema e pensamentos desnecessários e nos mantém ocupados e distraídos a algo sem carácter ansiogénico.
Pode-se também escolher focalizar uma frase, uma imagem, uma oração ou mesmo a nossa respiração ou repetir mantras vibratórios individuais: por ex. repetir a palavra mantra: “AUM....”.

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