AMAR E SER AMADO

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

AMAR E SER AMADO

Mensagem por Sam em Sex Fev 29, 2008 10:11 am



Vivemos em uma sociedade onde o apelo sexual intenso, seja através da mídia, jornais, revistas, sobrepuja muitas vezes o sentimento verdadeiro. O gostar e o amar assumem o lugar de pseudo-importância mesmo que, na realidade, sejam para muitos um desejo ou uma utopia. A sexualidade plena e integrada é substituída pelo consumismo sexual que busca ocupar o lugar do extremo vazio, solidão, desqualificação de si mesmo. O amar se transforma em uma necessidade de suprir ao outro, em busca de, na realidade, preencher a si mesmo, possuir o objeto amado, tê-lo para si. O ser amado passa a ser uma conseqüência, um retorno que se espera a partir de todo o investimento que se faz no outro.

Dentro de todo este contexto que vivemos e, muitas vezes, reproduzimos, o que podemos realmente construir enquanto relação consigo mesmo e com o outro? O que podemos esperar do outro e o que podemos realmente oferecer, quando exigimos muito mais ter o outro do que viver a relação consigo mesmo e com o outro? E o que podemos fazer quando não estamos em relação com o nosso "eu" mesmo? Exigências, cobranças de algo que o outro não pode nos oferecer, necessidade de preencher algo que não se sabe bem o que é. Ímpeto de que o outro nos proporcione aquilo, exatamente aquilo que nós mesmos não podemos nos proporcionar: amor. E como amar o outro, se não sabemos o que é amar? Como estar em relação se não sabemos como nos relacionar? Se nos ensinaram e nós aprendemos que amar é possuir, é ter o direito de posse. Como amar e ser amado, se só acreditamos que somos amados pelo outro e que ele é quem deve afirmar o amor a que temos direito?

Amor é fluidez, é sentimento não sujeito a prisão, mas sentimento vívido, real, forte. E o que fazemos com esse sentimento, com essa energia que move o mundo? O que estamos fazendo com nossa energia de amor? Diz a sabedoria popular que "quando estamos apaixonados, ficamos mais bonitos", por quê? O amor flui e tudo o que flui dá vida. Como uma cachoeira ou como o mar, com seu movimento próprio, deixam fluir, são belos, harmoniosos. Quando há algum ponto onde a água não flui, ela apodrece...como tudo o que vivemos. Tudo que impede o movimento gera contração, não crescimento, morte de uma parte de si mesma. Tudo o que possibilita o movimento gera uma energia que se expande, de vida, de crescimento. O amor vivenciado de forma plena, saudável, gera expansão. O amor baseado no outro e focado apenas no outro é um modo de aprisionar-se. Quando falo de amor, significa todos os tipos de amor, seja ele fraterno, paixão ... O amor focado em equilíbrio entre minhas necessidades e as necessidades do outro é um amor que flui, vivo. O amor que parte do sentimento que existe dentro de mim mesmo, que me possibilita experimentar por mim mesmo, facilita a vivência real e expressiva do amor pelo outro. Amar a mim mesmo é o caminho para amar ao outro intensamente, fluidamente. Respeitar as minhas necessidades é saber respeitar ao outro. Conhecendo-me a mim mesmo, amando-me a mim mesmo, reconheço o outro que necessito e aceito suas diferenças, seu modo de ser diferente de mim. O amor não é mais uma prisão, senão uma relação com...uma construção de infinitas possibilidades que se desvela num mar infinito de probabilidades...dois não são dois, depende de como se combinam. Um não é um, depende daquilo que aceito e me permito vivenciar comigo mesmo. Todos nós somos um infinito, como as estrelas do céu ... amar é um sentimento infinito e grandioso, dependendo do que escolhemos construir. O amor, a relação consigo, com o outro, é uma construção contínua, escolhemos a cada momento. Você é livre a cada momento para escolher. O que você realmente quer?

sunny

Texto da autoria de Adriana Marques dos Santos - Psicóloga

Sam

Feminino
Número de Mensagens : 170
Idade : 36
Localização : Algarve
Data de inscrição : 19/02/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum