PSICOLOGIA TRANSPESSOAL

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: PSICOLOGIA TRANSPESSOAL

Mensagem por Sam em Qua Mar 05, 2008 10:23 am

O SER HUMANO NA ABORDAGEM TRANSPESSOAL

A psicologia transpessoal leva em consideração todo Ser Humano como um ser único, que jamais pode ser comparado com outro Ser Humano. Ela considera o indivíduo e os grupos a que ele pertence. Devido à sua atitude abrangente e à sua natureza transpessoal, ela não nos leva a pensar que estejamos em condição de superioridade ou acima das outras pessoas. Podemos respeitar nossos desejos e empregar nossos poderes, mas não à custa dos outros. A psicologia transpessoal não avalia com rigidez nem rotula as pessoas, e espera-se que nenhum de nós venha a agir dessa forma.

No mundo moderno, muitas pessoas sofrem de uma ou de ambas as principais crises atuais. Primeiramente, existe a "crise do sentido da vida". Em especial no Ocidente mas se proliferando por todo o planeta, muitos vivem num vazio existencial, a vida não apresenta um sentido (além do puramente material). A psicologia e a educação transpessoal contribuem para a cura dessa enfermidade. A segunda crise é a da dualidade - não nos percebemos como entidades completas e únicas, estamos constantemente divididos entre diversos desejos e vontades. Vivemos nos comparando com outras pessoas ou situações numa atitude dualista. A psicoterapia e a educação transpessoal atuam na cura desta crise ao nos direcionar à harmonia e ao equilíbrio essenciais.

A psicologia transpessoal reconhece o fato de que estamos em constante crescimento. Essa perspectiva auxilia-nos a restituir sentido e valor à vida, e ajuda-nos a determinar o que somos e o que desejamos. Também pode contribuir para a percepção de nossas responsabilidades pessoais e para com o mundo como um todo. Pode acrescentar um sentido de personalidade dinâmico ao momento presente e a sensação de sentido à nossa existência e ao nosso futuro.

A psicologia transpessoal pode nos auxiliar a nos autoconhecermos no sentido mais amplo dessa palavra. Na atual situação do mundo moderno existem muitas discórdias individuais e coletivas. A degradação ecológica do nosso planeta é conseqüência da ganância de algumas pessoas e da ignorância de outras. Parece sempre existir uma espantosa falta de consideração e compreensão e muita desigualdade, especialmente nas relações humanas. Qualquer coisa que promova o conhecimento mais profundo do que apresentamos como indivíduos e como parte integrante da vida coletiva, tem que ser proveitosa.

Um meio que possibilita o crescimento e um maior conhecimento de nossa própria natureza pessoal;

Maior capacidade de consecução da nossa vontade, desenvolvendo atitudes que favorecem nossa situação, tanto em termos interiores como exteriores;

- Uma conexão com os domínios transpessoais do espírito;
- Uma relação mais lúcida entre os processos da vida consciente e os domínios do inconsciente;
- Maior capacidade criativa;
- Um meio de consolidar as energias criativas e de manifestar nos verdadeiro propósito de vida;
- O desenvolvimento de nossa vida interior;
- Melhores relações interpessoais.

Fonte: http://www.plenitude.com.br

Sam

Feminino
Número de Mensagens : 170
Idade : 36
Localização : Algarve
Data de inscrição : 19/02/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: PSICOLOGIA TRANSPESSOAL

Mensagem por Sam em Qua Mar 05, 2008 10:22 am

PSICOLOGIA TRANSPESSOAL - Conceitos e Fundamentos

Podemos conceituar PSICOLOGIA TRANSPESSOAL como "o estudo e aplicação dos diferentes níveis de consciência em direção à unidade fundamental do ser. A visão de mundo, na transpessoal, é a de um todo integrado, em harmonia, onde tudo é energia, formando uma rede de inter-relações de todos os sistemas existentes no universo.

A Psicologia Transpessoal é uma ciência holística que estuda o ser humano em sua totalidade, abrangendo outros enfoques científicos, tais como: Medicina, Antropologia, Sociologia, Física, Química, Biologia e Metafísica. Tem como objeto de estudo os estados de consciência que transcendem a pessoa e o conceito de ego.

"A Psicologia Transpessoal estuda especialmente os estados de consciência e se interessa especialmente pelo estudo do estado de consciência transpessoal. É a Escola de Psicologia que pesquisa num nível científico a espiritualidade. Entretanto, é importante frisar que a Psicologia Transpessoal não é religião, nem parapsicologia, apesar de se interessar e investigar, quando necessário estes aspectos e contextos da mente humana.

"O termo transpessoal foi adotado depois de uma considerável deliberação para abranger os relatos de pessoas praticantes de várias disciplinas da consciência que falavam de experiências de uma extensão da identidade para além da individualidade e da personalidade. Desse modo, não se pode considerar a psicologia transpessoal um modelo de personalidade em termos estritos, porque a personalidade é tida como apenas um dos aspectos da nossa natureza psicológica; a psicologia transpessoal é, antes, um instrumento de pesquisa da natureza essencial do ser".

"A psicologia transpessoal está voltada para a expansão do campo de pesquisa psicológica a fim de incluir o estudo da saúde e do bem-estar psicológico ótimos. Ela reconhece o potencial da vivência de uma ampla gama de estados de consciência, em alguns dos quais a identidade pode estender-se para além dos limites usuais do ego e da personalidade.

A Psicologia Transpessoal como vimos é uma ciência holística que busca transcender os aspectos pessoais do ser, elevando-o a uma condição totalmente espiritual. Está baseada na física moderna subatômica, cujo modelo quantum-relativístico busca apresentar um ponto de vista integrado da teoria de quantum e relatividade, onde o Universo todo (matéria/energia) é uma entidade dinâmica em constante mudança num todo indivisível.

Fritjof Capra em seu livro o "Tao da Física" nos diz que: "Na física moderna, o universo é então experimentado como um todo dinâmico e inseparável que sempre inclui o observado de uma maneira essencial. Nessa experiência, os conceitos tradicionais de espaço e tempo, de objetos isolados e causa e efeito, perdem o seu sentido".

Existem sistemas energéticos inacessíveis aos nossos cinco sentidos, mas registráveis por outros sentidos.

- Tudo na natureza se transforma e a energia que a compõe é eterna.
- A vida começa antes no nascimento e continua depois da morte física.
- A vida mental e espiritual forma um sistema suscetível de se desligar do corpo físico.
- A vida individual é inteiramente integrada e forma um todo com a vida cósmica.
- A evolução obtida durante a existência individual continua depois da morte física.

A consciência é energia, que é vida, no sentido mais amplo: não apenas a vida biológica, física, mas também a da natureza, do Espírito, a vida-energia, infinita na suas mais diferentes expressões.

Fonte: As Fronteiras da Evolução e da Morte - Pierre Weil - 4ª Ed. Editora vozes - Petrópolis - 1990

Sam

Feminino
Número de Mensagens : 170
Idade : 36
Localização : Algarve
Data de inscrição : 19/02/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: PSICOLOGIA TRANSPESSOAL

Mensagem por Sam em Qua Mar 05, 2008 10:18 am


A PSICOLOGIA TRANSPESSOAL


A psicoterapia transpessoal é uma forma de tratamento terapêutico, no qual o Ser Humano é analisado através de uma visão que vai além do ego, isto é, além dos aspectos pessoais do ser, abordando-se os aspectos transcendentes, profundos da personalidade humana onde o homem é estudado nos aspectos bio-psíquico-social e espiritual com o objetivo de se trabalhar as causas que originam os conflitos psicológicos do indivíduo.

Na Psicoterapia Transpessoal o indivíduo passa por um processo experiencial, num estado modificado de consciência, no qual ele próprio experiencia de forma global as suas emoções, percepções e cognição.

O estado natural da mente é a ordem, isto é, a harmonia consigo mesma e com o meio ambiente. Quando essa harmonia existe, a mente funciona como uma totalidade, o que resulta no que se chama de saúde mental. Quando existem perturbações e desarmonia, a mente perde o seu estado de unidade fluente e se torna bloqueada, e apresenta aspectos traumáticos que podem resultar em vários distúrbios, tais como, ansiedade, depressão, angústia, fobias, stress, insegurança, impulso suicida, autopunição, autopiedade, complexos de inferioridade, insônia, ciúme exagerado, instabilidade afetiva, sentimentos de rejeição, solidão, abandono, doenças psicossomáticas, a fuga pelas drogas e o alcoolismo, etc. Pode apresentar dificuldades no relacionamento interpessoal.

Para a psicologia transpessoal os conflitos psicológicos são originados através de uma forma egóica de se viver, onde as energias de desamor e desarmonia dão margem a muitas atitudes desequilibradas que culminam com estados de crises psicológicas, através das diferentes manifestações vistas acima.

Vários são os métodos utilizados na prática da Psicoterapia Transpessoal, cujos objetivos é facilitar a pessoa a entrar num nível transpessoal, fato que estará tornando acessível a essa pessoa, o encontro com as manifestações mais profundas de seu inconsciente, com o objetivo de facilitar ao indivíduo sua própria jornada de cura.

As técnicas terapêuticas transpessoais possibilitam ao indivíduo o auto-encontro, onde se busca uma proposta madura de resolução dos conflitos através da transmutação das energias desarmonizadas, desenvolvendo-se o amor que se encontra presente, de forma latente, em cada um de nós. Com esse intuito utilizam-se técnicas de meditação/reflexão, exercícios de relaxamento e visualização, regressão de memória a situações traumáticas vivenciadas no passado, morte do ego e renascimento em essência dentre outras, de modo a proporcionar uma viagem profunda ao interior de si mesmo em busca de um estado de plenitude.

Enfim, o objetivo principal da Psicoterapia Transpessoal é possibilitar que o indivíduo trabalhe em função do seu próprio desenvolvimento, da sua própria mudança pessoal para se tornar um ser mais equilibrado, em paz consigo mesmo e com a sociedade na qual vive, caminhando a partir daí para o processo de auto-aprimoramento o que o levará a plenitude como ser em evolução.


Texto do Dr. Alírio de Cerqueira Filho

Sam

Feminino
Número de Mensagens : 170
Idade : 36
Localização : Algarve
Data de inscrição : 19/02/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

PSICOLOGIA TRANSPESSOAL

Mensagem por Sam em Sex Fev 29, 2008 9:47 am

Este é um tema muito discutido na atualidade. Muitas pessoas sofrem de inúmeras desordens, tanto espirituais, como psicológicas, e, não raro, as que sofrem também de desordens físicas, apresentando doenças de grande sofrimento.

O que acontece então com a Humanidade?
Qual é o lugar dos profissionais da área holística e da Psicologia neste momento em que muitas questões são apresentadas em busca de muitas respostas?

Sem sombra de dúvida, o lugar daqueles que pesquisam e vivenciam em si mesmos este processo de autoconhecimento, autocrescimento e principalmente de transcendência das sombras que estamos atravessando. Sabemos que todos sofremos de problemas espirituais, de algum nível, que estão ligados, sem dúvida nenhuma, a questões emocionais. Portanto, tratando do ser Holisticamente estamos também auxiliando-o em busca de si mesmo. A psicologia Transpessoal tem se aventurado, de forma intensa, na pesquisa e estudo dos Estados Alterados de Consciência e de toda a Evolução da Consciência comum até os níveis mais sutis, que Jung denominou Psique Transpessoal.

O que é a Psique Transpessoal e como ela pode nos ajudar a solucionar problemas comuns do nosso dia-a-dia?
A Psique Transpessoal é a nossa ligação com a Natureza, com o Cosmo em nós. É a energia do nosso Eu Superior - que anima todo o Universo e também nos mantém vivos. A Psicologia Transpessoal não professa uma religião ou busca algum dogma ou doutrina. Na realidade, ela trabalha com a força da Essência que nos habita para nos ajudar a transformar o nosso Ego num Ego mais funcional e conectado com esta força interior, liberando-nos dos complexos emocionais e das energias estagnadas em nosso Ser, que geram distorções da realidade - doenças psíquicas - e doenças físicas, permitindo-o Ter uma qualidade de vida melhor e auxiliando-nos na construção de um mundo mais humano, amoroso e harmonioso, com maior respeito às Leis da Natureza e com mais amor a nossa grande GAIA - nosso Lar, nossa Mãe Terra. Tem uma teoria testada e comprovada clinicamente, cujos expoentes são os maiores nomes da Psicologia Americana, como Ken Wilber, Stanislav Grof, entre outros. Utiliza técnicas milenares como a Meditação, a Respiração e, ainda mais modernamente, o Renascimento.

Todas essas ferramentas nos levam ao encontro do nosso Self mais profundo, onde habita o nosso EU INTERIOR, que nos faz compreender que as neuroses, complexos e as nossas infantilidades são apenas partes do nosso ser Total, com as quais estamos identificados por força da cultura e da família em que vivemos. Neste sentido, podemos afirmar que a Psicologia Transpessoal pode nos ajudar a transformar, de forma profunda, a nós mesmos e começarmos a mudar, de forma efetiva, nossa vida e a do nosso Planeta, tornando-nos agentes de nosso próprio desenvolvimento enquanto seres cósmicos e nos levando ao corte de nossos carmas pessoais e coletivos.

A abordagem transpessoal e holística é o Caminho do Coração, onde somos conectados com nossa Essência e nossa mente na existência para viver e compreender o TODO e não só vivermos para nós mesmos. É a Iluminação da Consciência da Luz que vem do nosso SER mais profundo nos levando a nossa Cura pessoal e coletiva.

Leonor Chaves
Psicoterapeuta Transpessoal/ Arteterapeuta

Sam

Feminino
Número de Mensagens : 170
Idade : 36
Localização : Algarve
Data de inscrição : 19/02/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: PSICOLOGIA TRANSPESSOAL

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum