CIÊNCIA, ESPIRITUALIDADE, RELIGIOSIDADE E RELIGIÃO

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

CIÊNCIA, ESPIRITUALIDADE, RELIGIOSIDADE E RELIGIÃO

Mensagem por Palavra de Condão em Sex Fev 29, 2008 9:29 am

Uma das razões para a ciência ocidental ter mergulhado profundamente no materialismo foi para fugir da superstição e temor religiosos. Foi na idade média que as este problema atingiu o auge, a ponto de cientistas, como Galileu Galilei, serem perseguidos por religiosos fanáticos. Como é natural a ciência a partir de Descartes e Isaac Newton buscou se afastar cada vez mais da religião. O grande problema gerado foi que, para se afastar da religião, a ciência criou um fosso profundo na questão da espiritualidade humana. Shocked

Essa divisão entre matéria e espírito é tão intensa, que no seio da sociedade ocidental há uma associação direta entre o materialismo e a ciência, e tudo que concerne ao espírito como sendo uma esfera de abordagem da religião. Quando algum ramo da ciência, ou algum cientista busca estudar o espírito, até o público leigo questiona se isso é científico. Este paradigma ainda está profundamente arraigado em nossa cultura, especialmente no meio acadêmico, nas associações de classe profissional, na educação, na medicina, enfim em todas as áreas do conhecimento humano.

No entanto lentamente tem havido uma abertura na direção do espiritual, por ser isso uma necessidade humana conforme veremos a seguir.

Façamos a seguir uma diferenciação baseada no paradigma holístico-transpessoal, entre espiritualidade, religiosidade e religião e o papel da ciência frente a estes conceitos. Esta diferenciação não está presente nos dicionários, ou está presente apenas parcialmente, pois os verbetes estão descritos segundo o paradigma mecanicista então vigente em nossa cultura.

ESPIRITUALIDADE: segundo o paradigma holístico-transpessoal nós somos seres espirituais e temos transitoriamente um corpo físico. Somos portanto muito mais que os nossos corpos físicos. A ciência materialista diz exatamente o contrário, tudo o que somos, o que sentimos, a nossa consciência está diretamente ligada aos nossos órgãos. A consciência, por exemplo, é resultado de interações físico-químicas no cérebro. Conforme veremos adiante as pesquisas com as ciências naturais como a física e a biologia têm demonstrado o contrário disso. Os dados demonstram que o corpo físico é apenas um reflexo do espírito. A espiritualidade, portanto é algo inerente ao ser humano. Todos nós buscamos a nossa própria espiritualidade, encontrar a nossa essência interior, quer estejamos conscientes ou não disso. Todo ser humano busca um sentido para a sua vida, ato na qual reside a sua espiritualidade. O vazio existencial na qual a civilização ocidental se encontra imersa hoje, vem exatamente do distanciamento da própria espiritualidade a que ela foi lançada pelo paradigma materialista. Espiritualidade, portanto, significa a busca da própria essência interior, fato que se constitui uma necessidade de todo ser humano. Por isso que toda ciência tenderá, de agora em diante, sob pena de se tornar estéril e inútil, a proporcionar este auto-encontro ao ser humano. Este é o grande papel da ciência da psicologia transpessoal..

RELIGIOSIDADE: A palavra religiosidade se origina do latim religare, ato de ligar alguma coisa a algo que já foi ligado. A religiosidade é o ato que leva a criatura a se religar ao seu Criador. É uma conseqüência da espiritualidade, pois na medida em que ocorre o encontro consigo mesmo em essência, com a sua essência divina, o ser humano sente a necessidade de se religar a Deus, Fonte da vida. É também um sentimento inato de todo ser humano pois existe em todas as culturas, em todos os povos. Por mais que o paradigma materialista tente sufocar este sentimento no ser humano, ele está sempre buscando se religar a Deus. A religiosidade pode ou não fazer com que a pessoa busque uma religião. Existem pessoas que são avessas a uma religião formal, apesar de cultivarem a espiritualidade e a religiosidade. A verdadeira ciência tem o papel de oferecer subsídios aos seres humanos para que ampliem a sua visão de espiritualidade e de religiosidade, para que se libertem do fanatismo, da superstição e do pensamento mágico que ainda subsistem em muitas religiões. Na medida em que a ciência torna claros e lógicos todas as questões referentes ao Espírito no seu processo de ser um Ser em evolução e a Deus como sendo uma Grande Energia Criadora que organiza e comanda o universo, ela cumpre o seu papel de proporcionar um sentido para a vida ao Ser Humano. Proporcionar ao ser humano a religiosidade, fazendo com que ele se religue ao seu Criador, resgatando-o do materialismo que o desligou Deste, é também um grande compromisso da ciência da psicologia transpessoal.

RELIGIÃO: a religião é o ato de formalizar através de um conjunto de práticas a busca de uma ligação com algo transcendente. As religiões deveriam cumprir um papel de desenvolver no ser humano a espiritualidade e religiosidade, porém nem todas cumprem esse propósito. A grande maioria das religiões ainda está presa a dogmas, ao fanatismo, a superstição, ao pensamento mágico que faz com que o ser humano se afaste da própria essência e do Deus cósmico, Energia Criadora do Universo. Muitas religiões inclusive são regidas pelo próprio paradigma materialista, em nome das quais, criam-se guerras "santas", morte e destruição de pessoas e ideais. Por isso muitas pessoas, dentre os quais muitos cientistas, se afastam dela. Por verem nela um cerceamento da liberdade de discernir do ser humano. No entanto, as verdadeiras religiões têm em sua essência a idéia real da espiritualidade e religiosidade, que se constitui o ponto de união entre as mesmas. O grande papel da ciência é oferecer à religião subsídios para que se estreite mais esse ideal de espiritualidade e religiosidade, de modo a que se dissipe essa grande fragmentação a que se lançaram as centenas de religiões existentes no mundo. Apesar de não ter nenhum vínculo com qualquer religião, ao fortalecer os sentimentos de espiritualidade e religiosidade, a psicologia transpessoal pode se tornar um grande auxiliar das religiões sérias que buscam este ideal.


Um texto de Alírio de Cerqueira Filho

Palavra de Condão
Admin

Feminino
Número de Mensagens : 652
Idade : 36
Data de inscrição : 19/02/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum