AUTO ESTIMA

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: AUTO ESTIMA

Mensagem por Naira em Qui Jun 26, 2008 3:40 am

Sobre Auto-estima



" Amar a si próprio é o começo de um romance de longa vida"
Oscar Wilde



Os psicólogos dizem que quase cada aspecto de nossa vida - a felicidade pessoal, o sucesso, os relacionamentos, os objectivos, a criatividade, a dependência e mesmo nossa vida sexual - gira em torno de uma característica: a auto-estima.

Na parte mais profunda de nós próprios, todos carregamos uma imagem de quem somos como pessoa e do nosso valor nas relações interpessoais que poderá ainda não estar completa.

Essa imagem, correspondendo ou não à nossa realidade actual, guia-nos fortemente através do dia a dia, afectando tudo, desde a escolha da carreira, do cônjuge, do tipo de roupas que usamos. Esta imagem pode ser comparada a uma pintura, onde camadas e camadas de "tinta" foram aplicadas desde o nosso nascimento, para criar uma representação interna complexa.

Cada vez que nossos pais, professores, ou amigos fazem um comentário, como p.ex. "você é pouco esperto" ou "você tem um ouvido musical", o interpretamos em relação à nós próprios de uma certa forma e assim adicionando mais uma camada de tinta à tela. Esta pintura provê a base para a maneira como levamos a vida e quando as camadas são muito profundas não são facilmente alteradas.

A auto-estima é essencial para nossa habilidade de funcionar de uma maneira saudável. Sem a base de um sentido sólido de auto-avaliação, somos incapazes de tomar riscos e tomar as decisões necessárias para levar uma vida produtiva plena.
Uma baixa auto-estima corroe a vida, a carreira, os laços de família e o sentido interno de bem estar.

Por outro lado, uma alta auto-estima, leva-nos a um alto grau de confiança interna, habilidade para resolver problemas e à positividade necessária para alcançar, o que Maslow, chamou de "auto-actualização", um continuo desejo de alcançar potenciais e atingir tudo o que é possível ser.

Pessoas com auto-estima positiva estabelecem relações mais saudáveis e fortes.
A auto estima-positiva, não deve ser confundida com auto-centrismo ou actuação de superioridade, que são tentativas atuais de esconder sentimentos negativos de si mesmo.
Um forte sentimento de auto-estima actualiza e cria um tipo de profecia auto -preenchente: quanto mais você se ama, mais você começa a agir de maneira a ser gostado; quanto mais você se acha capaz de alcançar um objectivo, mais apto você estará para consegui-lo.

Podemos melhorar a auto-estima passo a passo. Muitas pessoas tem dúvidas que limitam o seu potencial - duvidam de ser capazes de cumprir um novo trabalho, de manter um amante interessado ou de ser espertos o suficiente para concluir uma universidade. Isso acontece nas escolhas, quando podemos deixar essas dúvidas internas controlar as nossas acções ou trabalhar através delas para melhorar-mos o nosso potencial criativo e consequentemente a nossa auto-estima.

Todos temos a possibilidade de substituir imagens negativas por positivas e recomeçar um novo trabalho com a relação mais importante da nossa vida: a relação com nós próprios.



Desenvolvido por INTERACTIVE.com - info@interactive.com
info@psico-online.net
© 2001 Todos os direitos reservados

Naira

Feminino
Número de Mensagens : 93
Idade : 47
Localização : anónima
Data de inscrição : 13/03/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

AUTO ESTIMA

Mensagem por Sam em Qua Mar 12, 2008 6:21 am

A auto-estima, significa o quanto a pessoa se estima, quanto amor tem a si mesma, quanto amor próprio possui, como ela vê sua imagem, alguém feliz ou triste, feia ou bonita, como se auto-avalia, capaz ou incapaz, de sucesso ou insucesso.

A baixa auto-estima vem principalmente da crença de que não se pode errar. Muitos pacientes apresentam pensamentos de que não são capazes e que nunca serão como as outras pessoas, por ele consideradas melhores.

O quanto o indivíduo ama a si mesmo determinará em muito a sua forma de portar-se frente ao mundo, perante a si mesmo e as outras pessoas. Determinará o quão forte será, o quanto suas próprias idéias, pensamentos e sentimentos o conduzem, o fazem se mover em busca de seus objetivos, e o quanto os outros influenciam de uma maneira negativa ou positiva em sua vida , e as implicações dessas assimilações. "Não importa se a auto-estima provém de virtudes reais ou imaginárias" (Galvão, B. V.,2002), por exemplo, não importa se a pessoa é corajosa ou não, se ela acreditar que é, já será o suficiente para sua auto-estima se elevar.

A cultura social e principalmente religiosa enfatiza e pode nos levar a agir muito direcionado ao "próximo", dando-lhe um valor muito grande, podendo influenciar em nossas atitudes e pensamentos em detrimento do eu. Sem dúvida, é importante respeitar o outro, fazer a ele o "bem", amá-lo, aceitá-lo como é, e ouví-lo, porém deve-se ter a justa medida, o equilíbrio para que o eu não seja suplantado. Fazer ou sacrificar-se pelo outro e esquecer de si mesmo não é saudável. As vezes a pessoa é tão influenciada a ponto de perder sua própria identidade (quando percebe que tem uma), ou camuflando a que tem. Quando se estima ou se ama apenas o que o outro tem ou é, não olhando a si mesmo, a probabilidade de decepções são grandes. Não conseguir perceber coisas boas em si poderá resultar numa baixa auto-estima.

Trabalhando com a hipnose e alguns conteúdos advindos da filosofia, pode-se desenvolver no indivíduo (paciente), pensamentos direcionados a valores morais, afetivos, virtudes humanas entre outros. Dando-lhe condições da busca de si, do que gosta, o que lhe faz bem, e até mesmo pensar sobre o porque de certas escolhas, transformando dificuldades em possibilidades.

Quanto mais coisas nos fazem bem e nos dão prazer, ou seja, fatos que nos causam impactos positivos, maior será a probabilidade de sermos felizes e termos uma auto-estima elevada.



Fonte: Consultório Organizacional da Mente

Sam

Feminino
Número de Mensagens : 170
Idade : 36
Localização : Algarve
Data de inscrição : 19/02/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum