Dê Sangue! Dê Vida!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dê Sangue! Dê Vida!

Mensagem por Sam em Seg Mar 10, 2008 7:00 am

Olá meus amigos solidários
que tão prontamente se disponibilizam para a causa

"Dar Sangue é dar Vida"

Para os mais incautos ou menos conhecedores do processo da dádiva de sangue e porque é que tão frequentemente é solicitada a dádiva de sangue, deixo aqui uns links que devem consultar, ler e retirar dúvidas acerca do processo e de quem deve e pode dar sangue.
Sei que muitos destes sites têm muita coisa para ler, mas leiam até ao fim e não se desmoralizem.

O site este é o mais importante de todos, onde podem escalrecer dúvidas, verificar as campanhas, conhecerem as associações da vossa região, etc

http://www.ipsangue.org/ - http://www.ipsangue.org/

http://www.medicosdeportugal.iol.pt/action/2/cnt_id/124/ - http://www.medicosdeportugal.iol.pt/action/2/cnt_id/124/

http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=CELEX:31998H0463:PT:HTML - http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=CELEX:31998H0463:PT:HTML

http://www.sih.hsj.pt/pagegen.asp?SYS_PAGE_ID=9257 - http://www.sih.hsj.pt/pagegen.asp?SYS_PAGE_ID=9257


Aproveito este mesmo tópico para vos deixar um alerta do IPS acerca dos emails que muitos de nós recebemos:
Pedidos de dádiva de sangue por «e-mail» são falsos
Instituto Português do Sangue denuncia «praga»
http://www.mni.pt/destaques/?file=destaques-lista&destaque_dia=9&destaque_mes=2&destaque_ano=2004&MNI=0593f5c9394a759fa809b27ff8a2a8bc -
O Instituto Português do Sangue (IPS) tem reservas suficientes para suprir as necessidades dos hospitais e os frequentes pedidos de sangue que circulam na Internet são uma «brincadeira de mau gosto», garante o director daquele organismo, José Almeida Gonçalves.

O crescente fluxo de «e-mails» a pedir sangue levou o director do IPS a responder pela mesma via para assegurar que não falta sangue e esclarecer «os incautos que caem de bom coração nesta iniciativa» sobre a falsidade da mesma.

Almeida Gonçalves considera que estes falsos pedidos geram «perturbação da ordem pública e da organização da transfusão», o que o levou a responder. No texto, divulgado electronicamente, esclarece: «Todos os'' e-mails'' a pedir sangue são falsos, são produzidos e libertados em anonimato, dando referências falsas (telemóveis com números não atribuídos ou inactivos, direcções que não existem, nomes falsos, doentes que nunca existiram, em hospitais que nunca os tiveram)». Uma autêntica «praga».

O presidente do IPS lembra que o instituto «tem toda a responsabilidade de conseguir os componentes sanguíneos» para quem precisa e que tem «reservas de sangue para isso»; e «quando não, tem mecanismos de encontrar e alcançar esse sangue na rede nacional de transfusão».

«Não se pede sangue à toa por ''e-mail''», salienta, acrescentando que «o grupo de sangue B Rh- (o que normalmente é pedido), nem é assim tão difícil de conseguir e um bebé só consome pequenas quantidades, de cada vez, de uma unidade de sangue dada por um dador, em função do seu próprio tamanho». Ou seja, «como se pode imaginar que o país não tem B Rh-?»

O responsável lembra que o IPS pede sangue todos os dias a pessoas entre os 18 e os 75 anos e que espera dádivas voluntárias, qualquer que seja o tipo de sangue, para armazenar em frigoríficos. No ano passado, acrescenta, o instituto recolheu cerca de 320 mil unidades de sangue e as dádivas estão a crescer, desde há dez anos, a uma média de 10 a 15 mil unidades por ano.

Fonte: Lusa


Obrigado a todos pela atenção dispensada a este tópico e continuem com o bom trabalho!!!! Sejam generosos com o vosso sangue.... podem salvar uma vida, inclusive num futuro vindouro salvarem a vossa própria vida!!!

Sam

Feminino
Número de Mensagens : 170
Idade : 36
Localização : Algarve
Data de inscrição : 19/02/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum